Dados epidemiológicos apontam Salvador com 4.412 dos casos
Em sessão especial, a Câmara Municipal de Salvador promove nessa quinta-feira (12), às 9h, um debate sobre o impacto do vírus HIV na cidade. Os vereadores Aladilce Souza (PCdoB), Luiz Carlos Suíca (PT) e Fabíola Mansur (PSB), além de membros da Comissão de Saúde, Planejamento Familiar e Seguridade e Previdência Social ministram o debate.
Uma analise dos dados epidemiológicos da Secretaria de Saúde (SESAB/DIS/SINAN), no período de 2010 a 2013, indicaram total de 7.231 notificações por HIV na Bahia, envolvendo cerca de 70 municípios. Salvador é apontada em todo o estado com 4.412 casos, mais de 50% das ocorrências.
O Grupo Gay da Bahia (GGB), entidade que a mais de 30 anos realiza prevenção da doença no estado, considera que os dados não são nada animadores. “Em 2010 haviviam 2.009 casos na Bahia, 1.301 em Salvador, hoje registramos 1.751 destes 1.058 na capital”, disse o presidente do GGB, Marcelo Cerqueira.
A médica infectologista Ceuci de Lima Nunes, a diretora do Hospital Couto Maia, Alcina Marta Andrade, a superintendente da Vigilância e Proteção da Saúde (SUVISA) da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), professora Inês Dourado e o diretor Adriano Oliveira do Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (CEDAP), são alguns dos palestrantes.
Durante o evento a Coordenação Municipal de DST/HIV e Aids vai oferecer teste rápido para a detectar o vírus do HIV e ainda vacinação para hepatites virais. Como parte da programação do evento, as 12hs vai ser inaugurada no Centro Cultural da Câmara de Vereadora a exposição Mac Arte Pela Vida reunindo treze esculturas dos principais expoentes das artes plásticas da Bahia que segue até o dia 20 deste mês aberta a visitação do público.
Reprodução:
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/impacto-do-virus-hiv-e-tema-de-sessao-especial-na-camara-de-vereadores/